Estoque parado: desvantagens, custos e estratégias para vender

Verdade seja dita: estoque parado é dinheiro parado, afinal, você investiu em mercadorias para vendê-las e lucrar. Porém, quando o estoque não tem giro, também não há lucro e, em alguns casos, ocorrem até perdas e prejuízos. Esse cenário, apesar de não ser ideal, é bastante comum em muitos negócios. Por isso, todo empreendedor precisa saber como vender estoque parado e evitar que o problema se repita com frequência.

A seguir, confira um guia completo sobre o assunto, com dicas e estratégias que você pode seguir para tentar zerar o estoque.

Vamos lá!

Verdade seja dita: estoque parado é dinheiro parado, afinal, você investiu em mercadorias para vendê-las e lucrar.

– Steve Jobs

O que é um estoque parado?

O estoque parado engloba os produtos que uma empresa tem em seu depósito por um período prolongado e que ainda não foram vendidos. Logo, até aquele momento, os itens não trouxeram retorno financeiro para o negócio. Pelo contrário: em alguns casos, podem gerar prejuízos e impactar negativamente as finanças da empresa.

Por que o estoque pode ficar empacado?

Existem diversos motivos que podem deixar itens empacados em seu estoque. Entre as principais, podemos citar os da lista abaixo.

Investimento maior do que a demanda

Uma das respostas para seu estoque estagnado pode ser simples: você adquiriu muitas unidades de um mesmo item e a performance de vendas não saiu como o esperado.

Esse tipo de erro é comum quando um produto começa a ser bastante procurado e esgota. Na hora de repor, o lojista compra um volume muito alto, além do necessário, imaginando que o item irá esgotar novamente.

Nestes casos, porém, a saída não acontece igual à primeira vez, e acaba sobrando produto.

Isso também pode acontecer quando você está incluindo uma mercadoria nova no seu portfólio de produtos e já compra uma quantidade grande logo de cara, sem antes testar o interesse do seu consumidor.

Nesse caso, se você erra o chute e o produto não chama a atenção do seu público, fica com um volume considerável de itens parados.

Leia também: O que é mix de produtos e como criar o seu? Guia com exemplos

Precificação errada

Você até pode ter os produtos certos e em quantidades ideais, porém, se sua oferta não está alinhada com o mercado ou com as expectativas do consumidor, é muito provável que não seja interessante para o cliente.

Consequentemente, se suas mercadorias não chamam atenção, não há venda.

Por isso, se você está percebendo um aumento de produtos parados, em vez de conseguir liquidá-los, talvez seja o momento de analisar os preços praticados em sua loja e conferir se estão de acordo com seu setor, tipos de clientes, concorrentes, etc.

Perda de sazonalidade

Alguns produtos saem mais em uma determinada época do ano. Logo, investir neles em outro momento ou em um volume muito superior ao necessário pode gerar sobras.

Esse é o caso do panetone, por exemplo, item mais procurado durante as festas de fim de ano, ou o ovo de páscoa, que só é vendido durante o feriado relacionado ao item.

Até mesmo no setor de vestuário a sazonalidade existe e é importante: durante o inverno, dificilmente você verá clientes procurando por moda praia.

Então, se você não pensa estrategicamente e acompanha a sazonalidade dos itens, essa pode ser outra explicação para os produtos estagnados em seu estoque.

 

Como calcular o custo de estoque parado?

O cálculo do estoque empacado é uma forma de mensurar o impacto financeiro desses itens para sua empresa em um determinado período. Para calcular, você pode usar a regra:

Custo do estoque parado = custo do pedido + custo de ajuste + custos de estocagem

Cada parte dessa conta significa:

  • custo do pedido: representa o valor que você pagou naquele item;
  • custo de ajuste: está relacionado aos investimentos feitos para a produção do produto (se for o caso);
  • custo de estocagem: tudo o que foi gasto em infraestrutura para manter a mercadoria em bom estado.

 

Desvantagens de ter produtos parados

Ter produtos parados é mais do que apenas não ter vendas: o cenário pode te dar prejuízo e até gerar custos.

Um item parado há meses no estoque perde valor de mercado e sofre com a degradação do tempo.

Aí, quando você finalmente encontra um cliente interessado, não consegue vender pelo preço original, seja porque o item já “saiu de moda” ou porque está com avarias.

Além disso, produtos estagnados geram custos de armazenagem, como aluguel do espaço, eletricidade, seguro ou qualquer outro gasto relacionado com sua preservação.

Como acabar com estoque parado?

O primeiro passo para zerar o estoque estagnado é fazer um inventário. Esse documento nada mais é do que um registro preciso, detalhado e atualizado dos itens que estão disponíveis para venda.

Manter o registro ajuda a saber exatamente a quantidade, a variedade e o valor dos produtos que sua empresa tem em estoque.

O inventário pode ser feito manualmente, de tempos em tempos, ou automatizado, com atualizações constantes de entradas e saídas, usando um sistema de controle de estoque, como um ERP.

Depois de fazer esse levantamento, você conseguirá identificar mais facilmente quais são as mercadorias que estão “fazendo aniversário” em seu estoque, traçando estratégias para tentar vendê-las de forma simplificada!

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